quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Abri a Porta ao Sol..."



Tremem-me as mãos, doem-me os dedos
sinto no corpo um frio intenso que desconheço
Drogaram-me com palavras, com conversas
injectaram-me nas veias tantas promessas
de salvação da alma, para que mantivesse a calma
Cobriram-me com lenços de cetim e senti dentro de mim
o vómito do progresso
Rodeada pelo reflexo dessa luz intensa, que me enlouquece
desmaio, inconsciente da vida,
amanhece…

Olhos tristes, sem lágrimas, estrada deserta
onde já não sonho, não sorrio e já não tenho frio
percorro o caminho, encontro-te aberta
Memórias ténues de raios de luz
vermelho, paixão, estendes-me a mão
envolves meu corpo coberto de dor
no calor da promessa, chegou o Verão…

4 comentários:

  1. Talvez pela minha falta de sensibilidade artistica, não concebo, isto a nível de frase, a inclusão do...."vómito de progresso..."
    Terá certamente o seu significado. Um texto forte e fremente. A foto enquadra e integra belamente a poesia. Parabéns, Ana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. "cobriram-me com lenços de cetim", tentaram enganar-me de uma forma súbtil... ardilosa...
    "e senti dentro de mim o vómito do progresso", a tomada de consciência desse situação provocou-me o vómito...
    "do progresso", no sentido ambíguo da evolução sentida, feita em simultâneo... por um lado a evolução dessa tomada de consciência, por outor a manutenção e evolução desse ardil...
    Arlindo, não sei se esta "explicação" te fez "sentir melhor"... :) Beijo @

    ResponderEliminar
  3. Subentendia-se "vómito de progresso", como algo evolutivo, em crescendo. deduzamos então que nem todas as inovações, novas experiências, sejam elas a que nivel forem, são boas.
    Besos

    ResponderEliminar
  4. Belissima fotografia acompanhada de não menos belo poema, os meus parabens, bjitos.

    ResponderEliminar