sexta-feira, 16 de abril de 2010

Beethoven - Für Elise (fur Elise, piano solo)




(Também)gosto de música clássica...
Um dos meus autores preferidos é Beethoven e esta "bagatela para piano" "Für Elise", que me transmite uma sensação de bem estar, serenidade, remete-me para a reflexão(psicológica),do mundo que me rodeia, da minha vida...
Para quem já conhece e quiser (re)lembrar, e para quem ainda não conhece e quiser conhecer, "deixo aqui" "Für Elise" ("Para Elisa")de Ludwig van Beethoven.

Ainda algumas informações sobre a composição desta peça, que retirei da Wikipédia:

“...Quanto às origens históricas desta bagatela para piano são muito pouco conhecidas. Sabe-se (pelo rascunho encontrado) que Beethoven teria composto esta pequena obra, pelos anos 1808 ou 1810, em honra de uma senhora a quem propôs casamento, chamada Therese Malfatti..."
"...Therese, por achar que Beethoven não seria o seu melhor marido (pois Beethoven era muito autoritário e desorganizado), casou, mais tarde, em 1816, com o barão von Drosdick..."
"...Assim como todas as obras musicais revelam o estado anímico do compositor, também esta bagatela não foge à regra. Revela nostalgia, tristeza, certa alegria, excitação, inquietação, alvoroço, tempestade e, curiosamente, quando termina parece dar-nos a entender que Beethoven quer exprimir mais qualquer coisa e que, propositadamente, não quer expressar..."
"...dando a ideia de depressão, angústia, pesar e conformidade com a dor. Será que Beethoven queria manifestar com isso a sua dor da não correspondência amorosa da parte de Therese? É possível. Apesar de tudo é uma peça predominantemente emotiva, sentimental e muito bonita, fazendo as delícias de qualquer romântico.."

1 comentário:

  1. Só a definição desta música diz tudo, "Clássica". O Classicismo é eterno. O Beethoven fanta´stico.
    Bele recomendação.
    Bjs

    ResponderEliminar